Desde sexta-feira (8/6), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) deflagrou operação de combate a facção criminosa e ao tráfico de drogas na região do Alto Vale do Itajaí. Foram cumpridos 28 mandados de prisão preventiva e outras seis pessoas foram presas em flagrante. 

Ainda foram cumpridos 24 mandados de busca e apreensão nos municípios de Presidente Getúlio, Ibirama, Lontras e Witmarsum. Durante todo o dia foram apreendidas espingardas e pistolas, entorpecentes como maconha, cocaína, LSD e crack e também uma quantia aproximada de R$93 mil em dinheiro. Houve, ainda, o sequestro de nove veículos: sete automóveis e duas motocicletas.

Os mandados foram expedidos pelo Poder Judiciário da Comarca de Presidente Getúlio a pedido da Promotoria de Justiça da comarca, a partir de investigações do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), com apoio do GAECO e das inteligências da Polícia Militar e da Polícia Civil.

Além do GAECO - força-tarefa composta pelo MPSC, pelas Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal e pela Secretaria Estadual da Fazenda -, participam da operação Promotores de Justiça, Policiais Militares (Pelotão de Patrulhamento Tático, Canil e AI) e Policiais Civis (Divisão de Investigações Especiais).