Post

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) abre, nesta segunda-feira (27) em Florianópolis, a exposição Arquivo MPSC - 15 anos.  A exposição, que acontece no hall de entrada da sede da Procuradoria-Geral do MPSC até o dia 19 de dezembro, tem como propósito exibir documentos que registram a história da Instituição e dar destaque ao trabalho do Arquivo do MPSC.

Entre as peças que ficarão expostas estão: um livro com pareceres criminais de 1941, um livro de telegramas de 1945, um livro de portarias manuscritas de 1975, fichas funcionais de Promotores de Justiça semelhantes aos originais, entre outros. Além disso, a exposição traz uma homenagem à primeira gerente de arquivos e documentos do MPSC, Selma Machado, produzida pela servidora aposentada Terezinha Weber, ex-gerente de Biblioteca.

Para o Diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, Promotor de Justiça Marcelo Gomes Silva, essa exposição objetiva "destacar a importância do serviço de guarda e conservação dos documentos institucionais, que preservam a história do Ministério Público de Santa Catarina e nos permite projetar o futuro da Instituição".

Arquivo MPSC

A Gerência de Arquivo e Documentos do MPSC é responsável por receber, conferir, classificar, guardar, conservar, preservar e disponibilizar para consulta a documentação produzida por todos os Órgãos e Setores que compõem o Ministério Público de Santa Catarina.

O acervo é composto hoje por procedimentos extra-judiciais, documentação contábil e de recursos humanos, expedientes da Secretaria Geral e Centros de Apoio, diários oficiais e da justiça de SC distribuídos em três depósitos.

Dentre as rotinas dos colaboradores Arquivo destaca-se o recebimento da documentação, conferência, higienização, organização, acondicionamento nas estantes, e subsídio aos setores e órgãos quando solicitado busca de algum documento. O Arquivo existe desde 2002 e possui documentos a partir da década de 1930.



SERVIÇO

O QUE: Exposição Arquivo MPSC - 15 anos

QUANDO: De segunda à sexta-feira, das 9h às 18h.

ONDE: Hall de entrada da Procuradoria-Geral do MPSC, em Florianópolis.


LOGO NO MEMORIAL

CONHEÇA O MEMORIAL DO MPSC

O Memorial do Ministério Público de Santa Catarina atua para valorizar a história catarinense. Em uma história que começou no século XVIII, as funções exercidas pelo Ministério Público foram mudando para se adaptar a novas realidades..

SAIBA MAIS

CONHEÇA A BIBLIOTECA DO MPSC

A Biblioteca do MPSC possui um grande acervo de obras jurídicas e atende, além de Membros e Servidores, ao público externo - neste caso somente para estudo e pesquisa no local. A biblioteca está localizada na Rua Bocaiúva, 1750, no Centro de Florianópolis. 


CONHEÇA A BIBLIOTECA DO MPSC