Post

Para discutir sobre os impactos dos agrotóxicos nos alimentos, na água e na saúde das pessoas, o MPSC realiza nos dias 25 e 26 de março um seminário sobre o assunto. Entre os convidados a apresentar dados e informações estão médicos, agrônomos, farmacêuticos e outros profissionais que tem atuação direta com o tema. Para participar, os interessados têm até a quinta-feira (14/3) para realizar a inscrição, por meio do link.

O evento será dividido em quatro painéis que trarão abordagens sobre a relação dos agrotóxicos com a saúde, a água, os alimentos e a sua regulação e comércio. Conheça os palestrantes de cada painel:

Palestrantes do painel "Agrotóxicos e saúde":

Silvia Regina Brandalise

Médica pediatra, Silvia é graduada pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Concluiu doutorado em Pediatria na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Referência nacional e internacional no tratamento do câncer infantil, é membro fundadora e presidente do Centro Infantil de Investigações Hematológicas Dr. Domingos A. Boldrini, hospital filantrópico e de ensino reconhecido pelos resultados no aumento dos índices de cura da leucemia infantil.

Jackson Rogerio Barbosa

Formado em Farmácia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Jackson possui também pós-graduação em Saúde Pública, Vigilância Sanitária e Controle de Infecção hospitalar. Atua como pesquisador em Saúde Coletiva na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

Pablo Moritz

Médico formado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem especialização em Laboratório de Função Pulmonar. Atualmente é médico do Hospital Regional São José, co-investigador do Núcleo de Pesquisa Em Asma e Inflamação das Vias Aéreas, da UFSC e Médico - Sócio da Clínica Respirar.


Palestrantes do painel "Agrotóxicos e água": 

Sonia Corina Hess

Graduada em Engenharia Química pela UFSC (1985. CREA/MS n. 8578/D), com Mestrado (1989) e Doutorado (1995) em Química pela mesma Universidade e Pós-Doutorados em Química pelo Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas ¿ UNICAMP (1996-1997), pela Universitá Cattolica del Sacro Cuore (1997,Roma, Itália) e pela UFSC (2009-2010, Florianópolis). Atualmente, é professora do Campus da UFSC de Curitibanos onde ministra aulas nos cursos de Engenharia Florestal e Agronomia. Possui diversas obras e artigos científicos publicados no Brasil e no Exterior, nas áreas de Química e Meio Ambiente, exercendo consultoria técnica nas áreas de Saúde e Meio Ambiente para os Ministérios Públicos Federal, Estadual, e do Trabalho de Mato Grosso do Sul e de Santa Catarina, e Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Larissa Mies Bombardi

Larissa possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (USP) e é mestre e doutora em Geografia Humana, pela mesma instituição. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana e, especificamente, geografia agrária. É autora do livro "O Bairro Reforma Agrária e o Processo de Territorialização Camponesa". Nos últimos anos tem se dedicado ao estudo do uso de agrotóxicos na agricultura brasileira e sua conexão com a mundialização do capital.


Palestrantes do painel "Regulação e comércio de agrotóxicos":

Ricardo Miotto Ternus

Ricardo é engenheiro agrônomo pela UFSC e mestre e doutor em Ciência e Tecnologia de sementes pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Atualmente é responsável pela gestão do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal, atuando na Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) nas áreas de controle da qualidade dos insumos agrícolas. Possui experiência em áreas como tecnologia de produção de sementes, defesa agropecuária e fiscalização de insumos agrícolas.

Rafael Friedrich de Lima

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestrado pela mesma instituição em Fitotecnia pela UFRGS na área de Secagem e Armazenagem de Grãos. Em 2010, recebeu prêmio destaque no Salão de Iniciação Científica da UFRGS.


Palestrantes do painel "Agrotóxicos e alimentos":

Elisabetta Recine

Elisabetta é graduada em Nutrição pela USP, possui mestrado em Fisiologia Humana e doutorado em Saúde Pública. É professora e coordenadora do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da UnB. Possui linhas de pesquisa e atuação em políticas públicas de alimentação e nutrição, segurança alimentar e nutricional, direito humano à alimentação adequada, educação alimentar e nutricional e formação profissional.

Renato Zanella

Professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Renato é graduado em Química Industrial pela mesma instituição. É também doutor em Química Analítica pela Dortmund Universität, da Alemanha, e possui pós-doutorado na Free University of Amsterdam, da Holanda. Na UFSM, é coordenador do Laboratório de Análises de Resíduos de Pesticidas e líder do Grupo de Pesquisas do Centro de Pesquisa em Cromatografia e Espectrometria de Massas.

Ana Paula Bortoletto Martins

Ana Paula possui graduação em Nutrição pela USP e é mestre e doutora em Nutrição em Saúde Pública pela mesma instituição. Atualmente é líder do Programa de Alimentação Saudável do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e pesquisadora científica do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo.