Post

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e a Polícia Científica de Santa Catarina deram sequência, nesta quarta-feira (16/03), em Florianópolis, às reuniões regionais para conhecer as demandas comuns, identificar problemas na prestação do serviço pericial, canalizar recursos de acordos penais para projetos apresentados pela Polícia Científica e promover a integração dos profissionais em suas áreas de atuação.   

O encontro deu continuidade ao roteiro conjunto programado entre as instituições, iniciado em 2021. As primeiras reuniões foram realizadas em Lages, ainda antes da pandemia, e agora em Criciúma, Tubarão, Blumenau e Itajaí, Mafra e Joinville.  

A reunião de trabalho foi conduzida pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal do MPSC (CCR), Promotor de Justiça Jádel da Silva Júnior, e pelo Perito-Geral da Polícia Científica, Giovani Eduardo Adriano, além do Perito-Geral adjunto do IGP, Júlio Freiberger Fernandes.  

Post

Para Jádel da Silva Júnior, os encontros entre os Promotores de Justiça e os peritos da Polícia Científica do Estado de Santa Catarina são extremamente importantes para o sistema de Justiça. ¿O objetivo desses encontros é a aproximação entre as duas instituições, fazendo uma interlocução entre peritos e promotores de justiça. Nós podemos promover um diagnóstico das carências e boas práticas das instituições e estabelecermos em conjunto planos de ações com o objetivo de superar as dificuldades ou então de projetar para todo o estado essas boas práticas¿, explica o Coordenador do CCR.  

O Perito-Geral da Polícia Científica destaca que mesmo com a pandemia foi possível iniciar os encontros em 2021 e ressalta a importância de estreitar as relações entre os profissionais das duas instituições. ¿É uma troca de experiência e peritos e médicos legistas que atuam em cada regional passam a conhecer os Promotores de Justiça da região o que permite um alinhamento dos trabalhos¿, considerou. 

Já foram realizados encontros nas regiões Sul, Norte, Planalto Norte, Planalto Serrano e, agora, na região metropolitana de Florianópolis. As próximas duas reuniões, em Chapecó e São Miguel do Oeste, finalizam o ciclo de encontros regionais.