Post

Nesta segunda-feira (15/7) foram divulgadas as provas e o gabarito da primeira etapa do 41º concurso para de ingresso na carreira do MPSC. De um total de 4705 candidatos inscritos ao cargo de Promotor de Justiça Substituto, o que faz deste o maior concurso já promovido pela Instituição, 3.582 (76,13%) compareceram neste domingo (15/7) para realizar a primeira etapa do concurso. Os candidatos estão disputando 23 vagas de Promotor de Justiça Substituto.

Pela primeira vez foram disponibilizados provas em braile e computador com software especial para leitura para candidatos com deficiência visual, assegurando os direitos às pessoas com deficiência, atendendo plenamente ao estabelecido na Lei Estadual n. 17.292/2017. O concurso destinou 5% das vagas a pessoas com deficiência e 20% a pessoas negras.

Post

O candidato Fernando Gaburri tem 39 anos, é deficiente visual e Procurador do Município de Natal, capital do Rio Grande do Norte. Cego desde os 20 anos de idade, Gaburri elogiou o tratamento recebido da comissão do concurso catarinense. "Todos os meus pedidos em relação à acessibilidade foram atendidos", comentou ele, que fez a prova em computador com software especial para leitura.

Atraído pela carreira de Promotor de Justiça, Gaburri está prestando concurso em vários estados, e já foi aprovado na prova oral do Ministério Público do Piauí. Perguntado sobre a possibilidade de passar no concurso em Santa Catarina e ter que optar, disse que "esta é uma dúvida boa, que todos querem ter", finalizou.

Post

Já Camila Graff Aguiar, de 25 anos, vê no Ministério Público uma oportunidade de servir à sociedade. Assistente de Promotoria de Justiça em Urussanga, e ex-estagiária do MPSC, destacou que o Promotor de Justiça tem função essencial no combate a uma série de injustiças sociais, e que é isso que lhe motiva a seguir a carreira.

A primeira etapa foi constituída de duas provas objetivas, uma aplicada no período da manhã, com 200 questões da área do Direito, e outra à tarde, com 45 questões de Língua Portuguesa e 155 questões da área do Direito. As provas foram realizadas nas dependências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), localizada no bairro Trindade, em Florianópolis.

Os candidatos podem recorrer do gabarito e da formulação das questões nos dias 17 e 18 de julho. O julgamento dos recursos está previsto para o dia 2 de agosto, e a divulgação do resultado para o dia 6 de agosto.