Difundir o conhecimento sobre os direitos dos animais e esclarecer qual é a atuação de cada instituição nessa área, esses são os principais objetivos do Workshop de Defesa da Fauna, que acontece no dia 2 de setembro, das 9h às 18h, na sede da Procuradoria-Geral de Justiça do MPSC. O evento é destinado a sociedade em geral, ONGs e órgãos públicos. 

No workshop serão apresentadas as funções de cada órgão de proteção animal. Também serão apresentadas algumas iniciativas bem sucedidas na proteção e defesa dos animais e que podem ser replicadas nos municípios catarinenses.

A palestra de abertura é do professor da Faculdade de Direito da UFRJ Daniel Braga Lourenço, que falará sobre "O direito e a Proteção dos Animais" e o encerramento fica por conta da Diretora do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal (FNPDA), Elizabeth MacGregor, que debaterá "A Conexão da Violência Humana contra Animais e a Educação Humanitária". A realização do evento é do MPSC com apoio do Grupo Especial de Defesa dos Direitos dos Animais (GEDDA).