Post

Educação, ética, direitos e deveres, prevenção à corrupção e segurança são exemplos de temas discutidos com os mais de 4 mil estudantes que já participaram do Programa Cultivando Atitudes. Desenvolvida há dez meses, a iniciativa tem como objetivo repassar noções de cidadania, nortear os debates sobre as condições sociais que envolvem crianças e adolescentes de Santa Catarina e, ainda, falar sobre as atribuições do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

Fomentado pelo MPSC, o Programa Cultivando Atitudes foi elaborado, durante o segundo semestre de 2016, e colocado em prática a partir de outubro de 2017. Desde então, mais de 20 instituições de ensino catarinenses receberam a visita de Procuradores e Promotores de Justiça, que se propõem a levar uma aula diferente para os alunos de escolas públicas e privadas, além de explicar sobre a atuação da Instituição.

Para auxiliar o diálogo e a fixação das discussões dos encontros, os alunos participantes recebem um kit composto por uma mochila ecológica, um marca-páginas com mensagens explicativas do projeto, folders, um estojo e um lápis. Na lateral de cada lápis, há frases motivacionais com incentivo às boas práticas, já, em uma das pontas, sementes de árvores frutíferas que podem ser plantadas, após os alunos utilizarem o lápis.

Desde maio, o Procurador de Justiça Murilo Casemiro Mattos realizou 14 encontros em escolas e instituições públicas da Capital, nas quais atingiu 1.527 participantes, e já está programando visita a escolas privadas. "O Cultivando Atitudes é um caminho para o conceito de ética e compartilha uma visão mais humanista entre as pessoas. Com o Programa, atingimos uma faixa etária importante para realizar um trabalho mais preventivo e menos repressivo".

Cada Promotor ou Procurador de Justiça do MPSC que escolhe participar desenvolve as palestras de acordo com sua própria didática. Com duração de cerca de 1h30min, os encontros do Procurador Murilo Mattos, por exemplo, são compostos por vídeos institucionais, debates e atividades lúdicas que variam de acordo com a faixa etária dos estudantes. "Os jovens se mostram interessados e curiosos, se envolvendo nas discussões propostas. É muito interessante!", registrou.

Post

No Município de Rodeio, na região do Alto Vale do Itajaí, a Promotora de Justiça Sandra Faitlowicz Sachs, por sua vez, separou os estudantes presentes em oito grupos e realizou uma gincana na qual era preciso responder quais atividades são desempenhadas pelo Ministério Público. Após refletirem sobre as respostas, Sandra sugeriu que cada equipe escolhesse um lápis do programa com sua frase favorita e entregasse para algum aluno, professor ou funcionário da escola que representasse a atitude. "Cada pessoa escolhida, na maioria professores, recebeu um certificado de multiplicador. Chegou a ser emocionante, e as respostas surpreendentes", contou a Promotora de Justiça.

Os encontros seguem acontecendo e a previsão é de que, até final de setembro, um total de 7.511 jovens catarinenses tenham contato com o Cultivando Atitudes.

O Programa

O Cultivando Atitudes é considerado uma ampliação do projeto "Conhecendo o MPSC", lançado em 2013 e que tinha como foco apresentar a Instituição por meio de uma cartilha. Porém, além de apresentar o MPSC, a iniciativa surgiu da ideia de criar um programa que envolvesse crianças e adolescentes e fosse voltado para o fortalecimento da honestidade nas relações interpessoais, construção da cidadania e prevenção da corrupção.

Elaborado pela Coordenadoria de Comunicação Social (COMSO), com o apoio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), o programa estimula Membros do MPSC a interagirem com estudantes e transformarem a sociedade, com informação, educação e muito entusiasmo.

A participação no Programa Cultivando Atitudes é voluntária e pode ser solicitada tanto pela escola/instituição quanto pelo Promotor ou Procurador de Justiça. Para participar, é só preencher o formulário no site do MPSC e aguardar! 



Assista ao vídeo sobre o Cultivando Atitudes

O Ministério Público de Santa Catarina quer levar o Programa "Cultivando Atitudes" às escolas do Estado. Para saber mais, assista ao vídeo e preencha o formulário.


RÁDIO MPSC

Ouça aqui

Confira uma série de entrevistas sobre o Programa Cultivando Atitudes, que leva informações sobre o Ministério Público a estudantes catarinenses.