Post

O secretário da Segurança Pública, Alceu de Oliveira Pinto Júnior, apresentou a integrantes da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e ao Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Fábio de Souza Trajano, a redução dos indicadores de violência no Estado, obtidos a partir do início deste ano.

O Número de homicídios caiu 20% entre 1º de janeiro e 19 de novembro. O mesmo aconteceu com os demais índices: latrocínios (-32%), lesão corporal seguida de morte (-31%), feminicídio (-18%), roubos (-31%), roubos de cargas (-25%), roubos de veículos (-25%), furtos (-17%), furtos de cargas (-22%), furtos de veículos (-24%) e roubos/furtos a instituições financeiras (-52%) e 26.849 presas ou apreendidas no mesmo período.

Tanto Trajano como os representantes nacionais elogiaram a integração existente entre a segurança pública estadual, Ministério Público estadual e o Tribunal de Justiça. A realidade encontrada em Santa Catarina é muito diferente de alguns estados, assim como o emprego de tecnologia e o combate a facções, salientou o Conselheiro Presidente da Comissão do Sistema Prisional, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (CSP), Dermeval Farias Gomes Filho.

Os resultados foram obtidos, de acordo com o Secretário da SSP, em decorrência de uma nova sistemática de trabalho adotada com a sua posse, em fevereiro deste ano. Numa análise de cenário feita em conjunto com os comandos das polícias Civil e Militar, foram fixados como focos os investimentos em inovação, inteligência e tecnologia com ações de curto, médio e longo prazos. Além de sufocamento das organizações criminosas, apreensão de drogas e armas e demonstração de força e controle.

Para a área de inovação, foram definidas como prioridades a estadualização das forças de segurança, o redirecionamento de recursos, valorização e motivação do pessoal, aproximação dos comandos e a montagem do Plano Estadual de Segurança Pública - 2018/2028. Na de inteligência, centralização do gerenciamento de informações, fortalecimento e reaparelhamento das agências, compartilhamento e capilaridade bidimensional de informações e a valorização da comunidade de inteligência.

No setor de tecnologia, a ênfase foi para a integração das imagens privadas de videomonitoramento, programas de informação e análise, integração de bancos de dados, uso de câmeras individuais, gerenciamento de drones, sistema de oitiva flagrancial em áudio e vídeo e inquérito eletrônico, entre outros pontos.

Além do Presidente Demerval, integravam a comitiva o CNMP os membros colaboradores, Promotora de Justiça Vanessa Wendhausen, Fábio Bastos Stica e Douglas Oldegardo Cavalheiro dos Santos; a Assessora-Chefe, Thays Rabelo da Costa, e a Assessora da Comissão, Bruna Larissa de Brito Monteiro.

Da SSP também participaram o secretário-adjunto, Aldo Pinheiro D'Ávila, e os diretores Antonio Alexandre Kale (Informação e Inteligência), José Luiz Gonçalves da Silveira (Capacitação), Rogério Martins (Integração), Vanessa de Oliveira (Segurança Cidadã) e Eduardo Antonio Gomes da Rocha (Tecnologia da Informação).

Com informações da Assessoria de Comunicação da SSP/SC