PostO Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Fernando da Silva Comin, inaugurou, nesta segunda-feira (18/11), a nova sede das Promotorias de Justiça da Comarca de Gaspar. As 1ª, 2ª e 3ª Promotorias de Justiça da Comarca agora passam a atender em um prédio localizado na Rua Pedro Debortoli, nº 104, no bairro Sete de Setembro. Com cerca de 745 m², o espaço, que manterá o horário de atendimento externo das 13h às 19h, vai ampliar o atendimento à sociedade.

Durante a solenidade, o chefe do MPSC frisou que a nova sede representa a atenção do Ministério Público em relação ao progresso de Gaspar e Ilhota. "Não passou alheio ao nosso radar o grande crescimento, não só populacional, mas também econômico e social que a região tem vivido nos últimos tempos. A evolução do Ministério Público aqui também simboliza a importância que a Instituição credita a esta comunidade que se esforça para formar um ambiente competitivo, de progresso e de grandes conquistas que o povo catarinense tem protagonizado", ressaltou Comin. 

A Coordenadora Administrativa da Comarca de Gaspar, Promotora de Justiça Andresa Borinelli, destacou que a sede é suficiente para acolher as três Promotorias de Justiça, a Secretaria do Ministério Público e ainda outras quatro Promotorias que possam ser criadas no futuro. "Esta instalação vai ao encontro dos objetivos institucionais em respeito ao cidadão e aproximação com a comunidade. Aqui as pessoas se sentirão acolhidas e serão muito bem atendidas por toda a nossa equipe", afirmou. Borinelli ainda citou as melhorias em relação à antiga sede - plataforma elevatória, projetos de reaproveitamento da água da chuva e de prevenção de incêndios e acidentes, aparelhos de ar-condicionado que reduzem em até 40% o consumo de energia elétrica, gás ecológico que não agride a camada de ozônio e uma passarela coberta que integra a nova sede ao Fórum. 

Na sequência, o Secretário-Geral do MPSC, Promotor de Justiça Samuel Dal-Farra Naspolini, salientou, em seu discurso, que a nova sede possibilita o exercício da função social da Instituição. "Há um interesse social aqui fundamental, de acolher a comunidade da qual nós dependemos e a qual nós servimos. Tanto na área da infância quanto na área do meio ambiente, na defesa do patrimônio público ou no combate ao crime, o Ministério Público cresce, trabalha e atua sempre em defesa de pessoas".  


Post

A nova sede

O prédio, cedido pelo Tribunal de Justiça, conta com salas para reuniões, audiências e para a equipe de apoio das Promotorias de Justiça, melhorando as condições de atendimento às demandas da sociedade. A Secretaria do Ministério Público e a 1ª Promotoria de Justiça de Gaspar, que ficavam localizadas em um prédio alugado no nº 104 da mesma rua, Pedro Debortoli, funcionarão no térreo da nova instalação. Já a 2ª e a 3ª PJs, anteriormente locadas em um espaço cedido pelo Fórum de Gaspar, irão atender no 1º piso do prédio novo.

Solenidade

Estiveram presentes, além do Procurador-Geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, do Secretário-Geral do MPSC, Promotor de Justiça Samuel Dal-Farra Naspolini, e da Coordenadora Administrativa da Comarca de Gaspar, Promotora de Justiça Andresa Borinelli, as seguintes autoridades: Presidente da Associação Catarinense do Ministério Público, Promotor de Justiça Marcelo Gomes Silva; Promotora de Justiça Greicia Malheiros da Rosa Souza, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Gaspar; Promotora de Justiça Lara Zappelini Souza, titular da 3ª Promotoria de Justiça de Gaspar; os Prefeitos dos Municípios de Gaspar e Ilhota, Kleber Edson Wan-Dall e Erico de Oliveira, respectivamente; Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Subseção Gaspar, Christian Marcel Batista; Comandante do Corpo de Bombeiros de Gaspar, Tenente PM Douglas Tomaz Machado; Chefe da Casa Militar do Ministério Público, Coronel Luiz Ricardo Duarte; Oficial do cartório de Registros Civis das Pessoas naturais e de Interdições e Tutelas das Pessoas Jurídicas e de Títulos e Documentos da Comarca de Gaspar, Ivan Wise; e o Pároco da Paróquia de São Pedro de Gaspar, Frei Paulo Moura. 

Também compareceram na solenidade a Procuradora Chefe da Procuradoria Regional de Blumenau, Laisa Pavan da Costa, representando o Governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva; a Diretora do Fórum da Comarca de Gaspar, Juíza Liana Bardini Alves, representando o presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Rodrigo Tolentino de Carvalho Colaço; o Delegado-Geral de Polícia Civil do Estado de Santa Catarina, Paulo Norberto Koerich, representando o Presidente do Colegiado Superior de Segurança Pública; e o Coronel da Polícia Militar Moacir Gomes Ribeiro, representando o Comandante Geral da PM-SC Coronel da PM Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior.