Post

O Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União (CNPG) escolheu sua nova diretoria durante sessão ordinária realizada em Brasília, nesta quarta-feira (14/4). A procuradora-geral de Justiça do Amapá, Ivana Lúcia Franco Cei, presidirá a entidade para a gestão 2021/2022, e o Procurador-Geral de Justiça do Estado de Santa Catarina, Fernando da Silva Comin, foi reeleito vice-presidente para a Região Sul. 

A nova diretoria do CNPG será composta também pelos Procuradores-gerais de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior, que ocupará a vice-presidência da Região Sudeste; do Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno Benites de Lacerda, que representará a Região Centro-Oeste; do Acre, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, como vice-presidente da entidade para Região Norte; e o vice-presidente para a Região Nordeste será o Procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro 

CNPG

O Conselho Nacional de Procuradores-Gerais, criado em 1981, é uma associação nacional, sem fins lucrativos, da qual fazem parte os Procuradores-Gerais de Justiça dos Ministérios Públicos dos Estados e da União. Funcionando na forma de um colegiado, o Conselho foi criado com o objetivo de defender os princípios, prerrogativas e funções institucionais do Ministério Público. É sua função promover a integração dos Ministérios Públicos de todos os Estados brasileiros; promover intercâmbio de experiências funcionais e administrativas; e trabalhar pelo aperfeiçoamento da Instituição, traçando políticas e planos de atuação uniformes ou integrados que respeitem as peculiaridades regionais. O Conselho avalia, periodicamente, a atuação do MP.

Composição da nova diretoria do CNPG

Presidente: Procuradora-geral de Justiça do Amapá, Ivana Lúcia Franco Cei 

Vice-presidente da Região Nordeste: Procurador-geral de Justiça  do Ceará, Manuel Pinheiro.

Vice-presidente da Região Norte: Procuradora-Geral de Justiça do Acre, Kátia Rejane de Araújo Rodrigues 

Vice-presidente da Região Sudeste: Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares Júnior 

Vice-presidente da Região Centro-Oeste: Procurador-Geral de Justiça do Mato Grosso do Sul, Alexandre Magno Benites de Lacerda. 

Vice-presidente da Região Sul: Fernando Comin, Procurador-Geral de Justiça de Santa Catarina