Post

Sentados em meio círculo, os participantes ouviram atentamente a catedrática Angela Aparisi Miralles, que falou sobre Ética e Deontologia jurídica. Depois de perguntas e comentários, a conversa seguiu em um novo ambiente em torno de uma mesa de café. Foi nesse clima que o "Café e Conhecimento" reuniu Promotores e Procuradores de Justiça, Assistentes de Promotorias e Servidores do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) nas tardes de quinta (14/3) e sexta-feira (15/3), na Sala Multiuso da Casa Bocaiuva. 

Mediadora da discussão, a Professora Angela Aparisi Miralles, catedrática de Filosofia do Direito na Universidade de Navarra e de Bioética na Universidade do Istmo, apresentou conceitos, problemáticas e um histórico do tema, além da importância dos códigos de ética e do estudo do tema para a formação jurídica.  "É uma grande alegria e uma grande honra para mim ter sido convidada pelo Ministério Público de Santa Catarina, porque eu sou convencida da ética e da deontologia profissional para os juristas. A deontologia ocupa uma parte fundamental na atividade do jurista, porque chega justamente aonde as normas não chegam. Ela propõe um modelo de jurista excelente, de acordo com princípios e virtudes, e também põe a pessoa no centro do trabalho do jurista", comentou a convidada. 

Para a Procuradora de Justiça Sonia Maria Demeda Groisman Piardi a temática é extremamente importante, especialmente no momento que país está vivendo, onde se procura combater a corrupção e a infringência às normas. "Partindo do princípio de que a deontologia trabalha o próprio ser, internamente, para que faça bem a si e para os outros, temos que aprofundar essa temática para propiciar uma reflexão em cada um de nós. Precisamos sair daquele velho ditado de que o brasileiro sempre dá um jeitinho, temos que acabar com o jeitinho e realmente nos portar como pessoas responsáveis que querem o bem para si e para os outros".

Post

O Assistente de Procuradoria de Justiça Rodrigo Sartoti também acredita que o tema é ideal para o momento. "Essa temática da ética e da deontologia dentro da carreira, principalmente no atual momento do país, é de fundamental importância. Precisamos pensar a ética dos profissionais do direito dentro do Ministério Público, como é o caso", avaliou. 

O Procurador de Justiça Rui Arno Richter considerou de grande relevância a inovação de formato de evento trazida pelo CEAF na Casa Bocaiuva. "O Café e Conhecimento ofereceu, além de calorosa acolhida pela equipe do CEAF, valiosa oportunidade de ouvir e interagir com menos formalidade com a professora Ángela Aparisi Miralles. O desenvolvimento de temática atual - Ética e Deontologia para Juristas - proporcionou aos presentes reflexão oportuna sobre a postura profissional e a sempre atual preocupação com a solução justa para casos concretos em uma realidade cada vez mais massificada. A experiência merece atenção em vista do potencial de aproveitamento diferenciado em comparação com palestras em auditórios amplos e numerosa assistência", ressaltou.

O objetivo  do "Café e Conhecimento", projeto piloto,  é exatamente promover aprendizados mais aprofundados a partir do diálogo e da troca de conhecimentos entre os participantes em um ambiente agradável. "Queremos promover reflexões em grupos pequenos, o que proporciona a maior interação e a troca de ideias, típica da aprendizagem horizontal", explicou a Diretora do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional do MPSC, Promotora de Justiça Analú Librelato Longo.



A CASA BOCAIUVA

O "Café e Conhecimento" foi o primeiro evento realizado na Casa Bocaiuva, edificação tombada pelo patrimônio histórica que foi restaurada pelo MPSC e que abrigará, em breve, a sede do Espaço Sociocultural da Instituição, contando com biblioteca, cafeteria e salas de exposições. Além disso, será um espaço para oficinas educativas, palestras e eventos que vão aproximar o MPSC da sociedade catarinense.

A Casa Bocaiuva também abrigará o Centro de Memória da Instituição, um espaço público onde documentos registram a história do MPSC e do estado de Santa Catarina ficarão acessíveis ao público.