O grupo de trabalho formado em abril de 2019 para discutir a potabilidade da água tratada para consumo humano voltará a se reunir nesta sexta-feira (19/7), com a finalidade de dar seguimento ao planejamento de ações conjuntas. Entre os assuntos debatidos estarão a transparência dos dados extraídos do monitoramento regularmente executado pelas concessionárias dos sistemas de abastecimento de água e tratamento de esgoto, a abertura de debate a respeito da atual regulação da potabilidade da água e a construção de plataforma integrada de dados entre os órgãos participantes.

O encontro ocorrerá a partir das 14h, na sala de sessões do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), na Casa do Barão, em Florianópolis. Durante a primeira reunião do GT, ocorrida em abril, foram discutidos os resultados de análises que identificaram a presença de resíduos de agrotóxicos em vários sistemas de abastecimento, conforme divulgado na ocasião pelo Centro de Apoio Operacional do Consumidor do MPSC - ver mais no link.

De acordo os laudos laboratoriais, verificou-se a existência de agrotóxicos na água de abastecimento público de 22 municípios catarinenses. Conforme divulgado pelo MPSC, a quantidade de agrotóxicos estava dentro dos parâmetros definidos pela Portaria n. 05/2017 do Ministério da Saúde, mas acima do permitido se aplicada a regulação prevista pela Uniao Europeia. Dos 17 princípios ativos encontrados, sete são proibidos na UE. O monitoramento foi realizado pelo CCO com recursos do Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL).

O encontro do GT Água será aberto apenas aos convidados e à imprensa.

SERVIÇO

O quê? Reunião do grupo de trabalho de combate aos agrotóxicos na água 
Quando? Sexta-feira (19/7), a partir das 14h 
Onde? Sala de Sessões dos Órgãos Colegiados no 9º andar do Centro Executivo Casa do Barão, na rua Bocaiúva, 1.750, em Florianópolis