Post

A comarca de Itaiópolis também aderiu à Campanha Outubro Rosa. A Assistente da Promotoria de Justiça Rosane Zanelatto Wormsbecher, que superou um câncer de mama, participou de um evento promovido pelo Lyons Clube do município, no qual relatou a sua vivência.

"A descoberta do câncer foi casual há 11 anos. Anualmente fazia Mamografia, mas foi por meio de um auto-exame que percebi o nódulo na mama. Após a biópsia, o diagnóstico não desejado. A princípio, a notícia é o prenúncio da morte. Mas, felizmente, essa impressão é temporária, como se fosse um relâmpago, e dá espaço a sentimentos outros, entre eles o mais precioso, o de lutar pela vida", contou a Assistente.

Rosane lembrou ainda, que dos procedimentos, dos exames e da cirurgia. Ela fez mastectomia radical com reconstrução - e da quimioterapia. "Tratamentos agressivos, mas necessários. A ciência quando acompanhada da fé, são infalíveis para o êxito do tratamento. O amor, a solidariedade, a compaixão dos familiares e amigos, também dão forças para o enfrentamento da doença", ressaltou.

A assistente usou lenços e peruca, os quais, segundo ela, foram incorporados sem nenhum problema no seu dia a dia. "A minha rotina diária permaneceu exatamente a mesma, optei em continuar trabalhando (na época ela era assessora do Juiz Gilmar Nicolau Lang). Me ausentava do trabalho nos dias em que me submetia às sessões de quimioterapia, com uma única diferença, passei a valorizar cada dia, dos meus dias, como se fosse o último e o mais bem vivido", relembrou.

Desde então, Rosane diz que dentro das suas limitações e com toda sua fragilidade humana, em retribuição à vida, procura dar o sei melhor às pessoas que a cercam e também àquelas que precisam de dela. "Tento, a meu modo, agradecer a Deus todas as noites e todas as manhãs por mais este dia, cuja minha única missão é transformá-lo em um dia mágico, e, assim será, até quando "ELE" permitir...!!!"

A Assistente aproveitou, ainda, para informar que Promotoria de Justiça está de portas abertas para qualquer paciente que encontre dificuldades no encaminhamento e tratamento em serviço público de saúde.

O juiz Gilmar Nicolau Lang, da comarca de Itaiópolis, também esteve no evento e relatou a sua experiência. Ele lembrou os parentes e amigos perdidos para a enfermidade e revelou também já ter enfrentado essa dor pessoalmente.

"É uma luta que impõe desafios, uma caminhada na qual contamos com o apoio de especialistas e pessoas queridas, trajetória onde devemos acreditar com muita fé e força que podemos vencer e que a prevenção é necessária e a cura é possível", revelou o juiz.

A comarca de Xaxim também abraçou a causa. Disponibilizou espaço para a Rede Feminina de Combate ao Câncer expor produtos de confecção própria com a finalidade de arrecadar valores para o trabalho desenvolvido. E na comarca de Rio do Oeste os servidores do Judiciário tiveram uma linda iniciativa: fixaram a lembrança da colega Daiane Borges dos Santos no mural do Fórum. Daiane faleceu no último dia 20 de setembro em decorrência de um câncer de mama.