Uma operação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) em parceria com a Polícia Militar, Vigilância Sanitária Estadual, Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) e Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento (MAPA) realizada nesta semana resultou na apreensão de aproximadamente duas toneladas de produtos de origem animal em descordo com as normas sanitárias em estabelecimentos da Comarca de Mafra.

A operação faz parte do Programa de Proteção Jurídico Sanitária de Produtos de Origem Animal (POA) do Centro de Apoio Operacional do Consumidor (CCO) do Ministério Público de Santa Catarina e ocorreu nos dias 27 e 28 de setembro.

Segundo o Promotor de Justiça Rodrigo Cesar Barbosa, com atuação na área do consumidor na Comarca de Mafra, foram vistoriados cinco supermercados, um açougue e duas indústrias de produtos de origem animal. O açougue foi interditado pela fiscalização.

Em novembro de 2015, foi realizada a mesma operação no município e foram apreendidos 1.958 Kg de produtos de origem animal que não estavam de acordo com as normas sanitárias. De lá pra cá, de acordo com a equipe de fiscalização, o comércio de produtos de origem animal em Mafra apresentou condições melhores.

A partir dos relatórios que serão entregues pela equipe ao Ministério Público, serão instaurados procedimentos para apuração das responsabilidades.  

VÍDEOS

Como o MPSC garante a segurança dos alimentos de origem animal?

O POA - Programa de Proteção Jurídico-Sanitária dos Consumidores de Produtos de Origem Animal é o tema do Alcance.

Dicas para consumir alimentos de origem animal. 

Saiba mais sobre os selos de inspeção e o que eles significam.  A cartilha completa pode ser acessada no site www.mpsc.mp.br

Como os alimentos de origem animal são fiscalizados.

O POA  age em parceria com outros órgãos de inspeção e fiscalização, com o objetivo de garantir a saúde do consumidor.