Post

A titular da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Campos Novos, Naiana Benetti, decidiu levar informação para centenas de mulheres. Ela desenvolveu um ciclo de palestras sobre violência doméstica e familiar, batizou com o nome de Papo de Mulher, vinculou ao programa Transformação MP e pôs o pé na estrada.

A programação englobou cinco palestras em quatro municípios. Foram dois eventos em Campos Novos, um em Brunópolis, um em Zortéa e um em Vargem. A iniciativa reuniu aproximadamente de 450 mulheres de diferentes culturas, etnias e classes sociais. As palestras tiveram também a participação das Polícias Civil e Militar, Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, Poderes Legislativos, Ordem dos Advogados Brasileiros e Defensoria Pública.

Post

"Muitas mulheres desconhecem os direitos conferidos pela Lei e acabam não sabendo a quem recorrer nos momentos de tensão. Nosso objetivo foi justamente levar informação para esses lugares, e contamos com a participação de representantes da rede de proteção para esclarecer dúvidas e apontar caminhos", diz a Promotora de Justiça Naiana Benetti.

A última palestra aconteceu em Brunópolis, um município localizado no Meio-oeste catarinense que agrega 2.318 moradores segundo a última atualização do Censo do IBGE. O evento foi realizado no Centro de Convivência da Terceira Idade reunindo aproximadamente cem pessoas, entre convidadas e envolvidos na organização. Foram cerca de 90 minutos de explanações sobre o contexto em que vivemos.

Post

A Promotora de Justiça citou vários exemplos que acontecem no cotidiano. Ela disse que infelizmente as agressões físicas e psicológicas contra as mulheres são comuns, e que uma das ameaças mais proferidas é: "se você não for minha não será de mais ninguém".

Mas ela também apontou caminhos para uma vida livre de agressões e ameaças e contou com o apoio dos demais órgão de proteção para informar quais os procedimentos e recursos disponíveis para as vítimas. "Quando as mulheres sabem quais são os seus direitos e que caminhos podem percorrer, isso as fortalece e possibilita que deem o primeiro passo no caminho da mudança", explicou.

Post

Ao final, várias participantes elogiaram a iniciativa. Luana dos Santos falou sobre a importância de conhecer os próprios direitos. "Muitas mulheres estão sofrendo violência e nem sabem, porque falta informação. Precisamos conhecer os recursos para correr atrás dos direitos".

Na mesma linha, Marivalda Canônica disse que conhece mulheres que sofrem por não saberem a quem recorrer. "Foi um grande aprendizado, e vou levar essas informações para outras pessoas. Infelizmente o nosso mundo tem muita violência, e precisamos conhecer os caminhos que temos a nosso favor".

Legendas das Fotos:

Primeira Foto da Página - Palestra no Munícipio de Zortéa 

Segunda Foto da Página  - Palestra no Munícipio de Brunópolis

Terceira Foto da Página - Palestra no Munícipio de Campos Novos

Quarta Foto da Página - Palestra no Munícipio de Vargem.